|

Que toda organização precisa de líderes, isto é inegável e indiscutível, mas a coisa complica um pouco quando descobrimos que na verdade, existem alguns tipos de líder muito desnecessários. É preciso detectar esses tipos para aproveitá-los nas várias circunstâncias.
     Quando somos líderes de nós mesmos fazemos muitas contribuições individuais. Estamos sempre com tudo em dia,  nossos projetos em andamento, nossos interesses bem assegurados , enfim resolvemos com facilidade os nossos próprios problemas, mas temos muita dificuldade em perceber que os que nos rodeiam talvez não estejam tão preparados assim para nos acompanhar. Reconhecemos nossos esforços, porém as coisas às vezes não andam tal como queremos.
     Quando somos líderes de equipes temos conhecimento de nós mesmos e das pessoas que estão a nossa volta.
     Estamos comprometidos com os anseios da equipe tanto quanto com os nossos próprios anseios. Trabalhamos no sentido de garantir o crescimento e as tarefas da equipe. Voltamos menos para o que eu tenho que fazer para o que é preciso ser feito.
     O problema é que muitas vezes nos colocamos acima dos demais e achamos que sem nós, nada sairá a contento. O que realmente nos motiva é que o sucesso da equipe esteve sob o nosso comando.
     Quando somos líderes de líderes é diferente, a preocupação aqui é desenvolver a liderança dos demais. É ver que o outro é capaz de pensar e criar algo tão extraordinário como nós mesmos ou mais.
     Sendo líderes de líderes, ajudamos a trazer a capacidade criativa dos outros à tona e levar cada um ao máximo de seu potencial.
     Pensando assim, talvez consigamos chegar mais próximo das realizações e dos objetivos sociais que tanto vivemos cobrando uns dos outros.
     Como desenvolver isto?
É uma questão de exercício permanente, mas vale a pena começar e tentar. Pelo menos assim a partir de agora não estamos agindo na ignorância dos fatos.
Ervino Kaizer Vice-Presidente da Associação


 

©2009 JB - JORNAL DO BAIRRO 5 CONJUNTOS | Template Blue by TNB